Didática, Educação, pedagogia

Nota: mudança do nosso nome. Educador Criativo = Formação Didática

Uma nova etapa.

Baseado em nossos anseios por melhorias do nosso próprio trabalho e em uma vontade inevitável de compartilhar algumas práticas e ideias, criamos esse blog para tornar o nosso sonho uma realidade. Iniciamos nossa história com o nome “EDUCADOR CRIATIVO“, mas poucos anos depois percebemos que já não era o suficiente para descrever os nossos objetivos. Não que o nome fosse um grande problema, mas a vontade de melhorar é algo que move a trajetória de qualquer professor e com isso percebemos que já estávamos prontas para iniciarmos esta nova fase.
Agora nos chamaremos “FORMAÇÃO DIDÁTICA” e esse nome representa a nossa  vontade de contribuir positivamente com as atividades educacionais daqueles que nos acompanham.
A formação continuada é um bom caminho para a atualização profissional e quando o assunto é EDUCAÇÃO todos devemos concordar que necessitamos estar sempre atentos às novas formas de aprendizagem e de interação social. Segundo Francisco Imbernón (2002), A formação continuada deve proporcionar ao docente uma bagagem cultural, científica, contextual, psicopedagógica, e pessoal sólida, que irá lhe possibilitar assumir a tarefa educativa em toda a sua complexidade, atuando de forma reflexiva e flexível, portanto sempre aberto a aprender, a questionar, a inovar e a adequar suas atuações ás necessidades dos alunos em cada época e contexto.
Desse fundamento retiramos a palavra “formação”
Já a Didática é um dos ramos de estudo mais importantes dentro da Pedagogia e é a representação dos nossos  principais objetivos.

“…a Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-cientificas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o “o quê”  e o “como” do processo pedagógico escolar.” (Libâneo, 2017, p. 35)

E é inspirado na Didática que seguiremos nossas postagens, trazendo ao máximo conteúdos pautados em conhecimentos teóricos, alinhados a atividades práticas que favoreçam o trabalho de quem nos acompanha.



Referências

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2017. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 288 p.  Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=q3MzDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=Did%C3%A1tica&ots=bTYPlJqyec&sig=vx4zJ_oDkipLRGBxK9qHwnK9FmE#v=onepage&q&f=false&gt;. Acesso em: 10 set. 2018.

DA SILVA, Andrezina Mª et al. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2005. 56 p. TCC (Pedagogia)- FACE, UniCEUB, Brasília, 2005. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6759/1/40300316.pdf&gt;. Acesso em: 10 set. 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s