Justificativa
Temos acompanhado o drama vivido no mundo, e principalmente no Brasil. O Aedes Aegypti, além das populares Denge e Febra Amarela, agora também transmite Zica e Chikungunya.
Como se já não estivéssemos com problemas demais, a suspeita de que o Zica seja o causador de uma série de casos de Microcefalia, vem agredindo toda a população brasileira. Casais estão adiando os planos de ter filhos, os estoques de repelente se esgotando das prateleiras, lendas e mitos sobre a doença surgem a todo momento, e o que resta à população é se proteger e lutar contra o mosquito da melhor maneira possível.
Nada melhor que ensinar nossas crianças, para que estes influenciem sua família e assim a conscientização e informação tome conta dos lares de nossas crianças.
Objetivos Gerais
- Compreender a importância da prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti;
- Atentar-se para as diversas formas de defesa contra o Aedes Aegypti;
- Entender que o combate do mosquito depende de cada um dos cidadãos, para defender nossos amigos, nossa família e a nós mesmos;
- Salientar as diversas doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito;
- Reproduzir a informação para os amigos, familiares e comunidade.
*Os objetivos específicos são de livre escolha do professor.
1° momento:
-> Roda de conversa sobre o assunto.
Debater com os alunos sobre o tema principal, sobre o que eles tem visto nos meios de comunicação. A conversa será alimentada pelas informações que os alunos já possuem sobre o assunto.
2° momento:
-> Assistir a algum vídeo informativo, campanha publicitária ou animação sobre o tema.
Materializar o que foi dito na roda de conversa.
3° momento:
-> Análise de cartilhas sobre o tema.
Com a proposta de que os alunos analisem as principais características e propostas de uma cartilha explicativa, ou campanha.
4° momento:
->Proposta de resolução de problema.
Com o auxílio de um cartaz, reproduzir previamente balões de diálogo (no estilo histórias em quadrinhos) para que os alunos reproduzam frases que ajudem a resolver as problemáticas abaixo:
– Mamãe deixa os pratinhos das plantas com água, além de garrafas e pneus no quintal.
– Minha irmã está com manchas avermelhadas pelo corpo.
– Quero evitar ser mordido pelo Aedes Aegypti.
5° momento:
-> Seminário sobre o tema.
Após a leitura de cartilhas, reportagens, filmes, debates e atividades sobre o tema, é interessante que o professor auxilie os alunos na divisão de grupos. Cada grupo responsável por uma parcela do que foi dito sobre a problemática:
Ex.: Grupo 1 – Como combater o mosquito.
Grupo 2 – Como identificar o Aedes Aegypti.
Pode ser feita a elaboração de cartazes pelos próprios alunos sobre o tema. Em seguida, as crianças deverão explicar sobre a temática, seu cartaz e o que aprenderam com o mini-projeto. Sendo esta, a culminância do projeto, onde cada aluno vai expor oralmente suas conclusões sobre o assunto.
Abaixo estarão disponibilizadas a atividade e algumas sugestões de vídeos e leitura.
Atividade – Publicidade e Reportagem -Dengue e Zika