Tipos de avaliação (segundo Benjamim Bloom)
Os três tipos de avaliação mais citadas na atualidade, foram classificadas pelo professor Benjamim Bloom que dedicou parte dos seus estudos a entender a complexidade da aprendizagem no âmbito escolar. São elas:
Avaliação Diagnóstica: modelo investigativo, que deve ser aplicado no início de um ciclo. Através desta avaliação serão observados os conceitos prévios que o educando domina ou não (dentro dos objetivos ou direitos de aprendizagens que ainda serão abordados)… Tornando mais eficiente o planejamento que poderá contemplar as necessidades reais da turma.
Para Lian Souza in Souza (1993), aqui o objetivo é planejar o trabalho docente.
Avaliação Formativa: realizada ao longo do processo ensino/aprendizagem, aqui serão realizados feedbacks com intuito de não acumular dúvidas e desenvolver o fator crítico através da autoavaliação.
Avaliação somativa: seu objetivo principal é classificar o aluno segundo o seu nível de aproveitamento, através de notas, conceitos e ou progressão para uma nova série ou ciclo.
Curiosidade pedagógica: Benjamim Bloom criou um método de ensino e o aperfeiçoou ao longo de sua carreira e é por conta deste estudo que ouvimos tanto o conceito de “aprendizagem do mais simples para o mais complexo”. Mastery Learning ou Aprendizagem de Mestria é muito criticado no mundo acadêmico por ter algumas limitações, mas possui pontos fortes no que se trata da autoestima e resultado final com educandos considerados mais “fracos” e aparentemente os educandos envolvidos se tornam mais dedicados a realização de suas atividades… Vale apena pesquisar!
Beijos e até logo :*
Monique Cruz
Parabéns. Muito bom seu trabalho.
CurtirCurtir
Obrigada Sirlene! Fique a vontade para voltar ao blog sempre que desejar.
CurtirCurtir
Obrigada Monique. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Volte sempre por aqui Magnólia! Até a próxima.
CurtirCurtir